Maior problema do país, a saúde tem sido prioridade em Abaeté, como forma de minimizar os problemas enfrentados pela população frente ao Sistema Único de Saúde – SUS . Basta observar que o percentual médio de gasto com saúde no Município supera a casa dos trinta por cento da receita, enquanto o mínimo exigido pela lei e que é costumeiramente gasto é de quinze por cento.

O Município nunca investiu tanto em saúde como no biênio de 2013/2014, valor que ultrapassa os R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais) somente em infraestrutura e equipamentos.

Foram iniciadas e realizadas obras importantes, como a construção das academias da saúde do Bairro dos Nerys e Praça de Esportes, término da construção da Unidade Básica de Saúde Terezinha Nicoli – Bairro dos Nerys que foi paralisada em 2012, construção da Unidade de Farmácia de Minas, construção da UBS Maria de Lourdes Guimarães no Bairro Santo Antônio  e uma obra que, sem dúvida, será um marco na saúde de Abaeté e região que é a construção da UPA 24hs – Unidade de Pronto Atendimento.

UBSNERYS

CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE TEREZINHA NICOLI – BAIRRO DOS NERYS – R$ 150.000,00

UBS MARIA

CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MARIA DE LOURDES GUIMARÃES NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO – R$ 495.000,00

academia saude

CONSTRUÇÃO DAS ACADEMIAS DA SAÚDE E UNIDADE FARMÁCIA DE MINAS – R$ 465.000,00

UPA

CONSTRUÇÃO DA UPA 24HS – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – R$ 1.140.000,00

Além da execução de obras, foram adquiridos R$ 180.000,00 em equipamentos para as Unidades de Saúde e Pronto Atendimento Médico. Para as UBS foram adquiridos desde macas até eletrocardiógrafos e o PAM recebeu um autoclave, um cardioversor completo  e 03 ambulâncias de simples remoção.

Visando melhorar ainda mais o sistema de transporte de pacientes para tratamentos fora do Município, foram adquiridos veículos novos em 2013. Em 2014, no início do mês de agosto, mais duas Vans de 15 lugares foram compradas e serão entregues pela empresa vencedora da licitação no próximo mês, no valor total de R$ 256.000,00, o que aumentará a capacidade e conforto no sistema municipal de transporte de pacientes.

CARROS

AQUISIÇÃO DE NOVOS VEÍCULOS PARA TRANSPORTE DE PACIENTES – R$ 170.000,00

Para o próximo os investimentos não param. O Município captou e assegurou através de convênios com os Governos Estadual e Federal, a construção da UBS Heliana Valadares, aquisição de equipamentos para todas as UBS e Policlínica, aquisição de um novo aparelho de raio-x e uma lavanderia completa para o Pronto Atendimento Médico e compra de 02 ambulâncias  e 02 Vans para transporte de pacientes, totalizando um valor de mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).