Duas obras de grande importância para a área da saúde se iniciaram na última semana. As construções da Unidade Básica de Saúde Maria de Lourdes Guimarães, no Bairro Santo Antônio, e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24hs no Centro. Somados, os investimentos superam o montante de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), em recursos dos governos federal, estadual e também do Município que investirá R$ 845.000,00 (oitocentos e quarenta e cinco mil reais), compreendendo a compra de terrenos e custeio das obras.

A UBS Maria de Lourdes Guimarães está sendo construída na Rua Barão do Rio Branco, em área onde funcionava a garagem da prefeitura. Com um projeto fornecido pelo Ministério da Saúde, a nova UBS oferecerá as melhores condições para os atendimentos do Programa Saúde da Família.

Já a UPA 24hs, que será um pronto socorro microrregional, atendendo além de Abaeté, os Municípios de Morada Nova de Minas, Biquinhas, Paineiras, Cedro do Abaeté, Quartel Geral e Martinho Campos, está sendo edificada na Avenida Barão do Indaiá em uma área adquirida pela Prefeitura junto ao Hospital São Vicente de Paulo. Com o funcionamento da UPA 24hs, será instalado o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU no Município. Além disso, o governo federal repassará um valor mensal de R$ 140.000,00 para ajuda ao custeio da UPA.