Após meses de expectativa, o Governador Antônio Anastasia cumpriu no último dia 03/04, antes de deixar o governo de Minas, o prometido nas 12 reuniões em que recebeu o Prefeito de Abaeté para tratativas da estadualização da FUNEDI, fundação da qual fazem parte o ISAF e ISAB, institutos de ensino superior sediados em Abaeté. O Decreto 46.477/2014 foi assinado dia 03 de abril e publicado na imprensa oficial do Estado no dia seguinte.

A FUNEDI, foi absorvida pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, se transformando em entidade pública de ensino, oferecendo cursos superiores e de extensão de forma gratuita.

Segundo o Prefeito Armando Greco Filho, mais do que uma promessa, trabalhar pela estadualização da faculdade de Abaeté, foi uma das metas previstas em seu plano de governo. Doze reuniões foram realizadas com o Governador para discutir o assunto. Na foto acima,  estão o Prefeito e o Deputado Federal Domingos Sávio em uma das reuniões com o Governador Antônio Anastasia.

Os efeitos do Decreto, entram em vigor a partir de setembro deste ano conforme previsto em seu texto, data possível para o início da gratuidade dos cursos