Um dos principais problemas enfrentados pela administração dos pequenos Municípios, que é o caso de Abaeté, está relacionado com a enorme demanda de reforma do pavimento asfáltico das vias públicas que se encontram em estado precário. A quase totalidade das vias foram asfaltadas a vários anos e os pequenos reparos das operações “tapa-buracos” se apresentam apenas como uma forma paliativa de minimizar o problema, devido à grande infiltração de água que ocorre no pavimento, o que não permite que a massa asfáltica utilizada para tapar os buracos suporte por muito tempo o tráfego.

Devido ao alto custo, principalmente da emulsão asfáltica, as ações  de recuperação de ruas, tem que ser planejadas de forma a propiciar uma correta aplicação dos recursos públicos. É com este pensamento que a Prefeitura evitou realizar operações tapa-buracos nos meses onde o risco de chuva é maior. Além disso, vários convênios para recapeamento foram celebrados com o Estado e Governo Federal, o que fez com que o Município evitasse ao máximo realizar as operações em ruas que serão beneficiadas com  recursos dos referidos convênios.

Segundo o Secretário de Obras José Inácio de Oliveira Filho, e de acordo com o cronograma estabelecido nos convênios, a Prefeitura retoma em quinze dias as obras de recapeamento. As ruas Deusdedith Alves de Souza no Bairro São João, Rua São Francisco e Rua Gonçalves da Rocha ambas no Bairro São Pedro, serão as primeiras beneficiadas com as obras de recapeamento, construção de sarjetas e rampas de acesso a portadores de necessidades especiais. O planejamento é que as obras de recapeamento se estendam até a entrada do próximo período chuvoso, beneficiando várias ruas em todos os Bairros.

Font Resize