Com aproximadamente 2.000km de vias rurais, a Prefeitura de Abaeté mantém constante realização de obras para melhoramento das estradas vicinais visando propiciar uma melhor condição para escoamento da produção agrícola. O patrolamento e cascalhamento das estradas continua a ser feito, principalmente através de parcerias com os produtores.  A baixa umidade do solo tem prejudicado o trabalho, sendo evitado ao máximo o simples patrolamento das estradas, a fim de evitar o aumento da poeira e a mais rápida e consequente degradação da via. A prefeitura procura sempre patrolar e cascalhar os trechos com apoio do caminhão pipa, para dar maior durabilidade à estrada. Desta forma, a evolução das obras apesar de mais lenta, torna mais eficaz a intervenção . Atualmente, uma equipe de trabalho se encontra na região de Gonçalves, onde vários quilômetros de estrada foram recuperados com cascalhamento e outra equipe na estrada de Galheiros recuperando pontos críticos.

Cascalhamento de estradas região de Gonçalves

Outra ação importantíssima é a substituição de pontes de madeira em estado precário, por pontes de vigas metálicas e lajes de concreto. Todas as pontes nas estradas vicinais tem sua estrutura feita de madeira, o que exige constantes manutenções principalmente após as enchentes. Algumas em estado precário geram um risco à segurança dos motoristas, principalmente veículos pesados. Diante desta demanda, a prefeitura em trabalhando desde 2013 junto o Governo do Estado, onde conseguiu a doação de 08 pontes através da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.  As pontes, que possuem extensão de 8 a 15 metros, tem sua estrutura em vigas metálicas e o piso de placas de concreto. Através de parceria com os produtores, que fizeram o encabeçamento para receber as vigas, duas pontes serão instaladas nos próximos dias sobre o Córrego Mamoneira.

Encabeçamento de ponte sobre o Córrego Mamoneira

Além das pontes,  a SETOP doou 21 mata-burros que estão sendo instalados pela Prefeitura nas regiões de Tigre, Santiago, Socó, Mata da Oncinha e Cantagalo, em pontos predefinidos através de projeto de engenharia, visando melhorar as condições de tráfego e escoamento da produção.

Assentamento de mata-burros

Outra ação importante, é a disponibilização de tratores para preparo de terras e plantio a preços subsidiados. Três tratores com arado, grade aradora, grade niveladora e plantadora são disponibilizados aos produtores que não possuem este tipo de maquinário. Os interessados deverão procurar a Prefeitura para realizarem suas inscrições.

Trator com grade aradora

Trator do Município no preparo de solo