Prefeitura de Abaeté vai aderir à Plataforma FALABR

Objetivo da iniciativa é facilitar a vida do cidadão ao disponibilizar todas as formas de interação com o governo municipal num único endereço eletrônico, que será acessado através de um único login (usuário e senha).

A Prefeitura de Abaeté vai aderir ao Modulo de Acesso à Informação do Sistema FalaBR, que integra as funções de sistema de ouvidoria e acesso à informação em um só local. Outro grande destaque da adesão é permitir que o usuário utilize o login único do Governo Federal para ter acesso ao sistema.

Através de seu CPF, o cidadão terá acesso há mais de 820 serviços públicos federais, estaduais e municipais. Mais de 60 milhões de pessoas – um quarto da população brasileira – já têm cadastro no login único.

A Controladoria Geral do Município, por meio da Ouvidoria do Município, colocará em operação no próxima dia 10 de agosto o FalaBR, a plataforma integrada nacional de ouvidoria e acesso à informação, que reúne numa única página na Internet o melhor dos dois maiores sistemas governamentais de ouvidoria e de acesso à informação do Brasil.

O objetivo da iniciativa é facilitar a vida do cidadão, que poderá encontrar, em um único local, todas as formas de interação com o governo federal, além de no âmbito municipal ter acesso a manifestações (e-Ouv) e a pedidos de acesso à informação (LAI).

Acesse: https://falabr.cgu.gov.br/publico/MG/ABAETE/Manifestacao/RegistrarManifestacao

A integração dos dois sistemas no FalaBR abre caminho para novas funcionalidades que facilitarão a vida dos cidadãos e dos gestores em todos os níveis de governo, tais como melhorias no tratamento de manifestações, cadastros de usuários mais modernos e interfaces mais amigáveis.

Os sistemas e-SIC e e-Ouv foram desenvolvidos pela CGU para permitir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

Principais novidades

O FalaBR tem uma interface amigável, intuitiva e de fácil acesso aos usuários que desejem usar o serviço. A plataforma também tem design responsivo, ou seja, se adapta a qualquer dispositivo em que seja visualizada.

Transição

A ouvidoria da Prefeitura de Abaeté informa que os pedidos de acesso à informação ainda em aberto realizados no sistema anterior serão respondidos dentro dos prazos já estabelecidos. As respostas serão enviadas diretamente para o e-mail cadastrado ou entregues pessoalmente ao cidadão solicitante.

Em caso de recurso para solicitações de acesso à informação durante a transição, o cidadão deverá informar a ouvidoria do município, por qualquer canal (telefone, presencial, e-mail, falabr, etc.), que providenciará recadastramento da solicitação no novo sistema (FalaBR), garantindo assim máxima transparência e atenção as demandas em tratamento.